quarta-feira, 27 de julho de 2011

LINDOS CARTÕES PARA O PAPAI




POEMA PARA O PAPAI

DIA DOS PAIS - CAIXAS


PARA REFLETIR




TUDO O QUE PRECISO REALMENTE SABER HOJE ,
APRENDI NO JARDIM DE INFÂNCIA

Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser, eu aprendi no jardim de infância. A sabedoria não se encontrava no topo de um curso de pós-graduação, mas, na salinha de aula da escola de todo dia. Estas são as coisas que aprendi.


1. Compartilhe tudo. 2. Jogue dentro das regras. 3. Não bata nos outros. 4. Coloque as coisas de volta onde pegou. 5. Arrume a sua bagunça. 6. Não pegue as coisas dos outros. 7. Peça desculpas quando machucar alguém. 8. Lave as mãos antes de comer e reze antes de deitar. 9. Dê descarga. 10. Biscoitos quentinhos e leite fazem bem para você. 11. Respeite o outro. 12. Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco... e desenhe.. e pinte... e cante... e dance... e brinque... e trabalhe um pouco todos os dias. 13. Tire uma soneca às tardes. 14. Quando sair, cuidado com os carros. 15. Dê a mão e fique junto. 16. Repare nas maravilhas da vida. 17. O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem... nós também.
Agora vamos reflletir:
Pegue qualquer um desses itens, coloque-os em termos mais adultos e sofisticados
e aplique-os à sua vida familiar, ao seu trabalho, ao seu governo ou ao seu mundo e verá como ele é verdadeiro, claro e firme.

Pense como o mundo seria melhor se todos nós, no mundo todo, tivéssemos atitudes como estas citadas aí em cima, muitas vezes eram os meus pequenos que me dava exemplos de vida.
Ou se todos os governos tivessem como regra básica devolver as coisas ao lugar em que elas se encontravam e arrumassem a bagunça ao sair.
Ah! tantas vezes mandava que eles pedissem desculpas após machucar seus amigos, quando eu mesma esquecia de fazer isso. _ Divida os briquedos com seus amigos!...será que estamos fazendo isso?! É foi com meus pequenos tesouros que aprendi a:

  • Pedir desculpas;
  • Respeitar os outros;
  • Ter uma alimentação saudável;
  • Aprendi a brincar;
  • A lavar as mãos;
  • A viver a vida sem se importar com o que vem depois........


ATIVIDADE LETRA CURSIVA








terça-feira, 26 de julho de 2011

Dia da vovó



O Dia da Vovó ou dos Avós é uma daquelas datas que geram polêmica por conta das críticas dos que só veem o lado comercial da comemoração. Mas ela é muito mais que isso. Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.

O papel simbólico desempenhado pelos avós é muito importante para a criança. Mesmo depois de mortos, costumam fazer parte das nossas, geralmente boas, lembranças da infância. Nem a morte os separa dos netos, pois eles continuam identificados à sua primeira infância. Ao contrário do que se pode pensar, os avós fazem muito mais do que mimar os netos. Muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Sugestão; Bingo de figuras e palavras






Trabalhando com poesia





O GATO
Vinícius de Moraes

Com um lindo salto
Lesto e seguro
O gato passa
Do chão ao muro

Logo mudando de opinião
Passa de novo
Do muro ao chão
E pega corre

Bem mansinho
Atrás de um pobre
De um passarinho

Súbito para
Como assombrado
Depois dispara
Pula de lado

E quando tudo
Se lhe fatiga
Toma o seu banho
Passando a Língua
Pela barriga.
Com as crianças acomodadas em rodinha, o professor levará as crianças tentar descobrir o que tem na caixa ( ou sacola)surpresa.Dentro estará um gato qu poderá ser de pelúcia, de plastico ou imagem. Serão feitos alguns questionamentos para entusiasmar e aumentar a curiosidade das crianças. As frases devem ser de acodo com as estrofes do poema, por exemplo:
  • o que será que temos aqui?
  • isso pula alto. e pula alto, vai do chão até o muro;
  • gosta de correr atrás de passarinho;
  • toma banho passando a língua pela barriga;
  • o que será que temos aui detro?
Poderão ser oferecidas algumas pistas para as crianças, tai como:
  • que tem um animalzinho de estimação em casa?
  • um cachorro, um passarinho, um gato?
  • ma garanto que nõ é igual a este
  • este é especial.Querem ver?
Neste momento declamar o poema, com o axílio das estrófes previamente ilustradas em fichas. O desenho das estrófes faz cm que a crinça pequena associe melhor as palavras ditas aos seus sgnificados. É interessante que o professor informe as crianças sobre o significado de algumas palavras desconhecidas. Depois de bem conhecida e trabalhada a poesia, poderá propor que utilizando as fichas com os desenhos das estrofes, coloquem-nas em sequência de acordo com a ordem do poema. Dessa forma, o professor oportuniza à criança o desenvolvimento da memóra e da sequência lógica. Poderá ser feita uma dramatização, onde haverá um declamador, um gato, um passarinho... além de dobradura de gatinho e confecção de mural.

Trabalhando com poesia na Educação Infantil
O trabalho com texto poético na educação infantil, facilita na aprendizagem, pois é facilmente memorizado, possibilitando a recitação expressa por parte das crianças.
Geralmente, são textos interessantes e que tratam de assuntos relacionados a sua vivência e, acima de tudo, são divertidos de serem recitados.
Como escolher as poesias?
A criança gosta de coisas bonitas e motivadoras, por isso poesias curtas e que apresentem rimas com as palavras são as preferidas.
Se forem acompanhadas de suspiros, gritos, sustos, enfim, qualquer tipo de encenação, com certeza chamarão a atenção.
O interessante nessa faixa etária é que o professor traga o material concreto para ilustrar a poesia.
Poesias que mexem com os sentimentos, que tratam de assuntos que as crianças entendem e vivam no seu cotidiano, assim como a dor, a tristeza, a felicidade, a amizade, a perda da mãe etc., podem ajudá-las a enfrentarem certos sentimentos que, as vezes, são tão difíceis de serem encarados e suportados.
Assim, a meu ver, o trabalho com poesia na educação infantil se torna muito importante, pois além de ajudá-los a enfrentar situações diversas, como se expessar por exemplo, também se torna uma aula divertida e atrativa às crianças. Além do mais, o trabalho com poesia gera muitos tipos de brincadeiras, por exemplo: adivinhar o que tem na caixa (ou sacola) surpresa; sequência de imagens relaciondas a poesia, dramatizações, enfim, o trabalho com rima, poesia, texto poético, em geral, desenvolve o gosto pela leitura, pois a criança o faz de forma decontraída e divertida.
Ao explorarem o vocabulário de diferentes e variadas poesias, as crianças estarão conhecendo novas palavras e aumentando sua possibilidades de expressão verbal. Precisamos de crianças leitoras e acima de tudo que sintam prazer em ler, assim é de grande importância que todos os professores de educação infantil deixe um momento de sua rotina para este tipo de atividade.
Deixo agora dica de alguns poetas que apresentam inúmeros poemas para as crianças: Cecília Meireles, Chico Buarque de Holanda, Elias José, José Paulo Paes, Sérgio Caparelli, Vinícios de Moraes.
Logo, postarei sugestões de atividades com poesias, rimas etc...

Que Deus abençoe e até a próxima postagem...

quinta-feira, 21 de julho de 2011

DICAS PARA ALFABETIZAR




Para Alfabetizar os Alunos

organize a classe de maneira que todos os alunos possam participar dos projetos
  • leia diariamente para eles
  • escreva na lousa ou num cartaz o título do texto lido e o nome dos personagens (se houver)
  • peça que reproduzam o que você leu, como souberem
  • coloque material de leitura ao alcance dos alunos
  • comente sobre livros ou outros textos que você leu e achou interessantes
  • trabalhe com textos que permitam memorização, organize coletâneas com eles e incentive o aluno a fazer leitura de memória
  • leve para a sala de aula embalagens vazias, folhetos de propaganda, catálogo de livros etc
  • crie situações em que a escrita se faça necessária
  • faça produção coletiva de textos
  • procure ler o que os alunos rabiscam ou tentam escrever - traduza para a escrita convencional
  • distribua letras móveis e desafie-os a formar e ler palavras
  • ofereça jogos e incentive-os a jogar
  • elogie todas as tentativas dos alunos.
bjus e fiquem com Deus

ALFABETO DO URSINHO