segunda-feira, 25 de julho de 2011

Trabalhando com poesia





O GATO
Vinícius de Moraes

Com um lindo salto
Lesto e seguro
O gato passa
Do chão ao muro

Logo mudando de opinião
Passa de novo
Do muro ao chão
E pega corre

Bem mansinho
Atrás de um pobre
De um passarinho

Súbito para
Como assombrado
Depois dispara
Pula de lado

E quando tudo
Se lhe fatiga
Toma o seu banho
Passando a Língua
Pela barriga.
Com as crianças acomodadas em rodinha, o professor levará as crianças tentar descobrir o que tem na caixa ( ou sacola)surpresa.Dentro estará um gato qu poderá ser de pelúcia, de plastico ou imagem. Serão feitos alguns questionamentos para entusiasmar e aumentar a curiosidade das crianças. As frases devem ser de acodo com as estrofes do poema, por exemplo:
  • o que será que temos aqui?
  • isso pula alto. e pula alto, vai do chão até o muro;
  • gosta de correr atrás de passarinho;
  • toma banho passando a língua pela barriga;
  • o que será que temos aui detro?
Poderão ser oferecidas algumas pistas para as crianças, tai como:
  • que tem um animalzinho de estimação em casa?
  • um cachorro, um passarinho, um gato?
  • ma garanto que nõ é igual a este
  • este é especial.Querem ver?
Neste momento declamar o poema, com o axílio das estrófes previamente ilustradas em fichas. O desenho das estrófes faz cm que a crinça pequena associe melhor as palavras ditas aos seus sgnificados. É interessante que o professor informe as crianças sobre o significado de algumas palavras desconhecidas. Depois de bem conhecida e trabalhada a poesia, poderá propor que utilizando as fichas com os desenhos das estrofes, coloquem-nas em sequência de acordo com a ordem do poema. Dessa forma, o professor oportuniza à criança o desenvolvimento da memóra e da sequência lógica. Poderá ser feita uma dramatização, onde haverá um declamador, um gato, um passarinho... além de dobradura de gatinho e confecção de mural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário